Colaboradores

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Por que falar mal dos outros?

Fo-fo-car. Isso é hábito?

Quero crer que nao, mas desabafo aqui que estou me deparando em cheio com essa situação. Nao importa o local: é no trabalho, é na aula, é no encontro com as amigas, é o ouvido que escuta sem querer as donas de casa fofocando na fila do supermercado. Mas o assunto é um so: falar mal de alguém.

Tenho notado uma grande dificuldade nas pessoas em elogiar seus semelhantes. Que coisa! Como eu gostaria que as pessoas chegassem ate mim e mostrassem os dentes sorrindo para falar das qualidades dos outros. Mas nao. Mostram os dentes através de um sorriso meia boca para esculachar, para elevar as imperfeições a ponto de fazer a cabeça dos fracos.

Sou dessa teoria, sabe? Se nao pisou no meu calo, nao tenho porque motivo falar. Sou dificil para tomar as dores dos outros, mas compreensiva o bastante para ouvir e avaliar a situação, so que, sob o meu aspecto, e de camarote. Para chegar a esta conclusão precisei passar por poucas e boas. Frisa-se: poucas, mas boas (e quantas outras virão). De fato, tais situações me puseram a questionar: o porque do falar mal?

Nao sou doida a ponto de transparecer que aqui quem está falando é a boazinha. Ora, queimo minha língua se disser que nunca falei mal de alguém, principalmente daqueles que adoram essa frase: "falem mal, masfalem de mim". Alguns desses mereceram. Mas, ..., mesmo que mereçam ou nao, quem sou eu para julga-los? Somos cheios de defeitos, poxa. Eh justamente nesse ponto que percebi, e graças a Deus, que quem perde tempo FALANDO MAL, perde tempo e a chance de cuidar da própria vida.

Dalai Lama um dia me contou, em seus ensinamentos, que devemos considerar essas situações como um vento que passa por detrás do ouvido, ou seja, nao dando importância. Me contou também, que a natureza do ser humano é infantil, por isso a facilidade de levar pequenas coisas tao sério e de se ofender com facilidade.

Ja parou pra pensar que quando você pára e analisa a questão através de uma nova perspectiva todo aquele problemao vira uma coisinha capaz de arrancar de você uma gargalhadinha? Nem que for pra você resmungar rindo ao final: - "aiaiaiaiai, so comigo mesmo"!?

Entao percebi que nessas horas o silencio é o que vale. Ouve e abstrai. Nao partilhe e nao perca tanto tempo avaliando a questao, porque a coisa é simples: tooodo mundo tem os seus motivos do "falar mal", mas sao motivos tolos, de vibrações hostis quando sem fundamentos (sente nao?): ou é pela inveja, pelo ciúme, pela falta de educação, do que fazer, pelo prazer ... sei la! So sei que coisa boa nao é! Nao traz sentimentos bons. Repara na fisionomia da pessoa quando ela faz isso? Depois você me conta... torna-se desagradável.

Vamos falar bem dos outros, entao? Sera que isso pode se tornar um habito? Estou adotando. A palavra magica é COMPREENSÃO. E para aqueles que vem ate mim para falar mal dos outros com o intuito da "propagação", nao perca seu precioso tempo comigo: vai entrar num ouvido e sair pelo outro. Affffff.

Pronto. Falei.

Beijooooo! Vivendo e aprendendo!

Life is good and FUNNY!


imagem da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário