Colaboradores

domingo, 31 de maio de 2015

Meu tratamento Ayurveda - Parte 1



Bom, nem sei por onde começar. Muitas mudanças boas. Percepções nunca aguçadas. Controle sobre emoções. 

Houve um tópico no curso de formação de Yoga, ministrado pela Professora Lerrita Maya, a respeito dos Kriyas e a sua importancia, logo no inicio.

As pessoas foram se manifestando, dizendo que ja tinha feito isso e aquilo, e uma querida, a Erica, citou a Ingrid Ferreira- Terapeuta Ayurvedica-, que, por coincidência, eu já tinha feito aulas de Yoga dadas por ela =)

Aquilo ficou guardadinho, o ano virou e depois de uns meses despertou em mim e na minha amiga Shintia... =) Vamos ver que negocio é esse?! rsrsrs Sim!!!

Depois de uma consulta de duas mil horas com a Ingrid e praticando SATYA, recebi uma apostila explicando do que se trata essa medicina, os tipos de tratamentos e alimentos para cada dosha, a importância de prestar atenção no agni - fogo digestivo, etc. 

De cara, vi que a dieta incluía mil coisas, não só a restrição alimentar: tem que acordar no máximo ao nascer do sol, fazer o Zazen, o Suryanamaskar, o banho, a limpeza disso e daquilo, seu almoço, o jantar, etc ... ok. 

E aí surgiu o diálogo interno: - Vai encarar? Sim. Poque a melhor forma de descobrir o que é a Ayurveda é passando por um tratamento, sendo eu mesma a própria experiencia.

Pelo que eu percebi, o tratamento tem como fundação o alimento. É bem isso: você é o que você come. Diga-se de passagem, que, quanto a isso, eu sempre TENTEI me policiar, mas NA MAIORIA DAS VEZES eu fico inconsciente e sou influenciada pelo ego, hábitos, criança interior, ser inferior, seja la o que for, que, quando me enxergo, já estou ali no ato comendo dez docinhos e chupando 20 picolés!

Eu nunca deixei de comer nada, absolutamente nada, nem mesmo deixar de beber (álcool) quando ia a festas. Uma vida de industrializados. Eu cresci comendo cachorro quente do Zé na cantina da escola às 9:30 da manhã! Acho que hoje as escolas nem deixam mais vender esse tipo de alimento... enfim, os hábitos não mudaram, porque na faculdade foi coxinha e agora (foi!) pão de queijo no trabalho a tarde. Eu cheguei, durante o tratamento, a idealizar um enroladinho de salsicha, o que causou extremo impacto na minha terapeuta, que achou super deselegante! rsrs =)

Mas isso são hábitos! Uma repetição de uma vida inteira! Um doce antes de dormir, por que não?

A dieta, a qual é passada, serve para resetar, sabe. Tipo, reiniciar. Eu tirei do meu cardápio carnes, doces, cebola, alho, massas, castanhas, farinhas,alimentos crus, e, comendo super bem: arroz, feijão, lentilha, couve, taioba, certos tipos de legumes. Descobri que amo quiabo! Muito açafrão, pimentinha, virei fã de gengibre, alho poró, folha de louro, tomiiiiilho, e por aí vai.

Eu iniciei na páscoa.. coincidiu. Foi no feriado, reunimos uma galera e lá tinha a Lu, namorada de um amigão do meu marido.. Cozinheira Chef, muito chique! Super se interessou e me deu várias dicas e um livro super top com varias receitas.Enquanto todos se deliciavam nas carnes e sobremesas maravilhosas, vinhos e cigarros, eu me contentava alegremente com minha comidinha e meu bendito pão integral torrado.

Como há muitas restrições de alimentos, eu dizia que estava de dieta, mas as pessoas não compreendiam. Indagada, por já ser magra, eu tinha preguiça de explicar e passei a chamar de tratamento. Realmente, é um tratamento de desintoxicação, inclusive mental.

As coisas começavam a mudar. Resisti a castanha de caju, a jabuticaba, ao mamão, etc. Eu quis muito comer uma banana, mas não! A resposta da Ingrid era sempre não. Teve um dia que enjoei de torrada e comi um inhame a tarde, depois contei pra ela e a resposta, claro: - "NAO! Olhe com mais amor para a sua torrada ou troque a marca..."

E, em uma semana, comecei a perceber que meu cheiro mudou, sério. O suor, o coco, rs…-  isso é muito importante e vigiado a todo momento. Minhas unhas, que antes eram quebradiças completamente, começaram a ficar fortes e meus cabelos firmes. Minha barriga sumiu! rs!

A partir dessas mudanças - empolgantes!, iniciaram-se os julgamentos. Eu me julgando, eu julgando o próximo e sendo julgada. Muito engraçado isso!!! O acompanhamento da terapeuta é muito importante porque muitas duvidas surgem e questionamentos internos também. Uma palavra amiga é sempre bom. Obrigada, Ingrid. 

Não é fácil. Mas é possível. 

(CONTINUA)

imagem da web, google ayurveda

Um comentário:

  1. Querida Bárbara, achei que nada mais conseguiria me alegrar no dia cinza, frio e chuvoso dessa sexta-feira aqui em São Paulo. Ler seus relatos me felicitaram como se estivesse passando um final de semana quentinho e gostoso em minha querida Vitória. Obrigada por alegrar meu dia com suas palavras e com sua experiência profunda e corajosa com o Ayurveda. Os terapeutas também se transformam quando são veículos de transformação nos outros. Seu bem-estar é também meu. Obrigada! Namaste, Ingrid

    ResponderExcluir