Colaboradores

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Sobre o 'alimento' carne

(tomei a liberdade para grifar e negritar...)

"Que beleza que é ver quase o mundo inteiro se manifestando contra o assassinato de Cecil, o leão dócil do Zimbábue, assassinato com crueldade por um caçador americano. É mais do que justo o protesto, afinal todo ser vivo tem direito à vida, assim como eu e você.
O que me entristece, no entanto, é o silêncio que se faz em torno da matança diária, e cada vez mais cruel de bois, vacas, galinhas, porcos, coelhos, cachorros (o prato preferido dos chineses) etc, etc e etc... Vendo o noticiário comovente da TV, fico pensando: será que as pessoas que se alimentam de carne não seriam então cúmplices desse massacre que acontece todo santo dia? Por que o silêncio neste caso?
Quando será que vamos entender que todos os seres vivos estão em processo de evolução e têm direito à vida? Se tudo que existe no mundo é criação divina, não deveríamos respeitar mais os animais, que assim como nós foram feitos por Deus? Com tanta informação circulando livre e fartamente na internet, não se sustenta mais a desculpa de que precisamos da proteína animal.
O vegetarianismo não é simplesmente uma questão de saúde, e sim de ética pessoal, de respeito à criação divina. Se continuarmos a contribuir com a matança dos animais, para saciar um hábito instintivo e selvagem, será que podemos mesmo ser chamados de humanos?  
Sei não... acho que a espécie humana precisa se renovar com a maior  urgência, mas esse não é um processo que se faz de fora para dentro como supõe a ciência e a tecnologia. Eu desconfio que é o coração que está precisando de uma faxina geral, porque é na alma que pode ocorrer a grande transformação que o planeta está reivindicando.
Quantas dores mais teremos que sofrer para entender que não existimos separados do Todo? E esse Todo inclui não apenas as pessoas, mas os animais e as plantas, todos os seres vivos! Se pensamentos e sentimentos interferem na vibração do planeta, que dirá atitudes sanguinárias como as que são realizadas todos os dias nos matadouros e abatedouros do mundo inteiro.
Formamos um único tecido de luz. Quem ainda não percebeu isso, precisa respirar mais e mergulhar profundamente para dentro de si. É no silêncio do coração, no conhecimento de si mesmo, que a consciência pode ser elevada. Ok, estamos em plena era tecnológica, moderníssima, mas ninguém pode negar que as atitudes humanas são as mesmas da antiguidade, o sangue ainda continua jorrando.
As arenas, onde os romanos apreciavam a matança dos cristãos, foram substituídas pela internet... há uma multidão por trás das telas dos computadores pedindo mais sangue. Que tristeza me dá constatar que evoluímos demasiadamente no material (até gente que se faz em laboratório), mas continuamos jurássicos na espiritualidade, ainda somos indiferentes ao sofrimento humano e animal.
Me dá um frio na espinha só de pensar que os animais sentem dor como nós e mesmo assim são submetidos à tortura físicas com o consentimento da grande maioria. Não permitimos nenhum corte em nosso corpo sem anestesia... e por que meu Deus continuamos indiferentes ao sofrimento dor deles?
(chorei de verdade) Continua...
A vida já me ensinou que da forma como amamos, somos amados. Se agimos com crueldade ou omissão, receberemos o mesmo em troca. A vida nos dá de volta aquilo que nós lhe oferecemos. Bondade, compaixão, solidariedade não são valores exigidos apenas no trato com os humanos, são virtudes universais destinadas a todos os seres vivos, sem nenhuma distinção.
Já na sua época, o filósofo Pitágoras alertava: “Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos animais, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor.”Assim é.
O Deus que mora em mim saúda o Deus que mora em você". 
Assinado por Jane Mary
http://www.janemary.com.br/

Bom, depois de algumas lágrimas, considerando que esta mensagem realmente me tocou, vou dividir com vocês meu caminho a respeito disso em linhas curtas.

Sempre comi carne. Família. Marido carnívoro. Poucas amigas que não comem. Duas delas, a Mel e a Bela (cunhada) sempre tiveram essa consideração pelos bichos (pelo planeta!), nunca deixaram de comer carne por fazer mal a saúde...

Esses dois seres bondosos brotaram uma sementinha no meu coração, sei lá, há oito, dez anos atrás ou mais. Posso dizer que minha mamãe também, que, quando criança, me alertava: “- Não precisa comer carne todo dia, faz mal!”. E ela também sempre se lembrou com muita tristeza quando, ainda menina láaa na roça, matavam as galinhas para alimentar a família.

(Eu amo muito os bichos! Mas nunca nunca havia parado para pensar que não há diferença entre meu cachorrinho e a galinha).

Enfim, com isso guardadinho e caminhando nessa estrada para conhecer meu verdadeiro 'eu', 'reencontrei' o Mosteiro Zen de Ibiraçu, aonde pela 'primeira vez' ouvi dizer que “ao esquecer de nós mesmos, nos tornamos unos com todos os seres”. Não há separação.

A sementinha começou a brotar. Aos poucos a vontade de comer carne vai sumindo e naturalmente comecei a diminuir o consumo.

Passam-se alguns anos e, na minha estrada, 'reaparece' o tratamento Ayurveda. Sem nenhum tipo de carne, nem peixe, por 30 dias. Através dele, percebi, de fato, que não necessitamos dela. Desabrochou uma linda flor.

Antes da dieta, minhas unhas eram completamente quebradiças e as pessoas sempre sempre me questionavam -”Vc come carne (peixe)? Tem que comer mais!!! Firmeza para o corpo!”. Não mesmo! Sem ela, uau, que diferença faz!

A dieta me apontou que a minha melhor carne é o franguinho. Sendo assim, após o tratamento tive que viver a experiência com os demais tipos. Ora, como uma verdadeira Pitta, tive que investigar! Rsrsrs. Mentira. Mesmo avisada pela terapeuta, tem o ego, né? e as influências que é o que nos distanciam do nosso verdadeiro 'eu'.


Tive a experiencia com o peixe, me ferrei... 
Com a carne vermelha, mesma coisa...
Realmente, o franguinho tem menos impacto, mas raramente como, gosto do peixinho =/ 

Nessa semana encontrei com uma amiga carnívora e ela me perguntou se eu estava comendo, não menti.. disse a ela que talvez comeria de quinze em quinze dias, porque foi exatamente isso que fiz, repeti essa atitude quinze dias depois... putz, que ridícula eu! Ei, aterriza, filha! Acho não, tenho certeza que foi meu ego que respondeu, já que meu coração não diz isso!

E aí hoje, 'reencontro' essa mensagem que me fez chorar muito e me fez lembrar que preciso continuar regando a minha florzinha. E, sendo assim, perceber que estou no caminho sendo auxiliada por pessoas que nem conheço, me comprova cada vez mais que somos seres de energias vibracionais.

Essas coisas, gente, surge do coração e é muito lindo agir com consciência.

Obrigada, Jane!

Nenhum comentário:

Postar um comentário