Colaboradores

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Espírito Jovem

Atualmente, tenho percebido que o verbo envelhecer está sendo encarado de outra maneira pela sociedade. O estereótipo de velhinho aposentado de pijamas e chinelos é passado! É um momento da vida que requer certamente uma autoavaliação a fim de equilibrar as experiências do passado com as expectativas do que está por vir. Por isso, grande parte dessa turma passou a se preocupar mais com a saúde e bem estar para viver cada vez melhor.

Quando se chega aos 50 anos de idade, a produção de hormônios cai intensamente, causando, assim, o envelhecimento. Infelizmente, há aqueles sujeitos que esperam tomar um susto na vida para perceber que a saúde não vai bem. O correto é ter um acompanhamento médico realizando check-ups em intervalos de 6 em 6 meses.

Nessa linha, a opção por alimentos saudáveis faz a diferença, e o consumo de cigarro deve estar lindamente fora do cardápio. Aliás, em qualquer fase da vida. Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, se este se resumir a uma tacinha de vinho a noite, melhor ainda. Essas são as dicas de um jovem de 58 anos, meu pai. Mas ele afirma: “Bebo socialmente meu whisky e minha cervejinha. Adoro.”

Além disso, ele diz que é muito importante se exercitar fisicamente. Afirma que o bom do exercício físico é a conseqüência de um corpo sadio, de uma mente esperta e de um ótimo humor. Meu pai ama jogar bola.

Interessante ressaltar a importância de fortalecimento de antigas relações e a importância de se abrir para novas. A execução de esportes, hobbies ou de qualquer outra atividade gratificante, auxilia na criação de uma nova rede social. Estar sempre se comunicando, trocando idéias estimula a segurança e a autoestima.

Portanto, nada de pendurar as chuteiras! Creio que o espírito não envelhece. Com o passar dos anos devemos agregar conhecimentos e ativar a mente, sempre!

Aprender novos idiomas, tocar um instrumento, praticar exercícios físicos, isto é, ter hábitos saudáveis e fazer aquilo que faz com que você se sinta realizado, é o caminho.

- O melhor de tudo, é estar de bem com a vida. Disse ele, meu pai.

Aqui vão dicas para uma alimentação benéfica:


A dieta saudável tem pouco sal e açúcar, baixo teor de gordura de origem animal e é livre de alimentos com gordura trans. Deve conter peixes, castanhas e azeite para fornecer substancias antioxidantes, como ômega 3 e as vitaminas A e E, que protegem os tecidos do envelhecimento.

Comece já!

fonte: revista Istoé nºs 2066 e 2073

imagens da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário