Colaboradores

domingo, 20 de setembro de 2009

Pin-Ups. Moda?

Vira e mexe me deparo com as belezuras das Pin-Ups. Tenho várias amigas que adoooram e por isso resolvi fazer uma sinopse a respeito dessas criaturas que enlouqueciam os soldados em tempos de guerra.
















Esse ícone dos anos 40 e 50 apareceu por meio de pinturas e desenhos no formato de posters e calendários, fincando bastante conhecido por alegrar o cenário cinza dos soldados americanos na Segunda Guerra Mundial. Geralmente retratavam mulheres famosas e, nos anos 40, o toque feminino acompanhava os acontecimentos da época.















Especialmente nos anos 50, lindas mulheres foram retratadas nos afazeres domésticos, representando donas de casas a espera de seus maridos sobreviventes do terror guerreático. São gravuras revestidas de toques sensuais onde a feminilidade está estampada nas poses e roupas. Como referência dos anos 40 e 50, podemos citar as estrelas norte-americanas: Bettie Page, Jane Mansfield, Rita Hayworth e a sexy simbol Marilyn Monroe.

Já nos anos 60 e 70, topo da revolução sexual, as queridinhas sugeriram um comportamento menos dependente de seus machos, sendo reprofuzidas em gravuras, estilo vintage, sugerindo igualdade entre os sexos, simbolizando a emancipação feminina. (Já!)

Frisa-se que nessas mesmas décadas, as Pin-Ups também foram vistas de modo mais elegante, transpondo um erotismo tênue sem se topar com a vulgaridade. O toque sutil se destaca nos cabelos, nas maquiagens e nas vestimentas ousadas para época. Nesse aspecto, refiro-me às calças cigarretes, às blusas largas de manga comprida, ao corpo silhuetado no jeans, aos sapatos peep toe revelando as unhas vermelhas, aos chapéus, aos óculos, ao cabelo ondulado de franjas curtas, e por aí vai.

Desde então, o termo Pin-Up vem se sobressaindo nas atitudes de artistas famosas, uma vez que muitas aderiram ao movimento, gerando, portanto, tendência.

Nessa linha, a vontade de reviver o glamour dessas divas, muitas deixaram (e algumas continuam deixando) marcas de sua peculiar sensualidade ao redor do mundo. Madonna é big example do que estou falando. Ao longo de sua carreira, se torna fácil a constatação de toda essa produção. Vejam só:

(Madonna é considerada uma Pin-Up dos anos 80).

Assim como na década de 80, a tendência está se reafirmando com profissionais do setor artístico, também através de cantoras, que interpretam Pin-Ups em seus shows ou até revivem meeeesmo esse estilo. A linda e jovem Katy Perry está sempre garimpada de Pin-Up, inclusive nos eventos que participa. Perceptível é que ela mistura as tendências originais com as atuais, deixando tudo lindo e de bom gosto.

A ideia é justamente essa. Mixar tudo e repaginar o passado. Nada de imitar.

E pra você não ficar de fora dessa, aqui vai a sugestão de onde encontrar peças e acessórios inusitados para compor o visual. Vá ao brechó! Lugar de tudo bem arrumadinho no seu aspecto retrô, fica fácil de entrar na onda.

De fato, o estilo Pin-Up virou moda. Mas digo logo, tem que ter atitude!

Opte por ousadia, nada de muito clássico. A utilização de top ou vestido tomara-que-caia, shorte cintura-alta, meia-calça, arquinhos e flores no cabelo, rendas, estampas sugestivas como as de cerejas, óculos, brincos e pulseiras coloridos, vai te deixar super in!

Lembramos que o termo Pin-Up significa, em inglês, 'pendurar em' ou 'pendurado'. Daí é você se vestir e se divertir, imaginando estar toda estilosa em um poster fazendo a alegria de muitos.

Para finalizar, acesse o link abaixo e siga as dicas de make up para compor o visu por completo! http://www.youtube.com/watchv=neGIurzTRBI&hl=pt-BR

Beijos e muitas risadas, BarbaRove.


fonte: Revista.AG n64 e Revista Istoé 2080; imagens da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário