Colaboradores

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

*Limpando jóias*

Niguém merece deixar de usar as jóias em razão da aparência nada bela por estarem engavetadas. Nada mais justo que dedicar um tempinho a elas, pois são essas belezuras que completam o visual deixando você ainda mais bonita.

Dicas especiais na limpeza:

Ouro e platina
:
limpe com água e um pouco de sabão neutro. Pasta de dente também dá bons resultados. Seque e esfregue com uma flanela ou camurça. Ouro e platina também podem ser esfregados com miolo de pão.

Prata:
uma jóia de prata muito suja pode ser limpa com um pouco de suco de limão. Passe bem debaixo da água fria e seque com a flanela. Atenção: água sanitária escurece imediatamente a prata. Esfregar a prata na pasta de dente também é uma boa opção, depois é só enxugar.

Coral:
para tirar manchas do coral basta mergulhá-lo por alguns minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (250 ml de água para uma pitada de bicarbonato). Seque imediatamente. Uma mistura de um pouco de azeite com terebintina também dá um novo brilho a essas peças.

Turquesa:
é limpa com a mesma mistura de água e bicarbonato utilizado para a limpeza do coral. Passe por água morna e depois por água fria. Muito importante esse choque térmico. Termine o trabalho esfregando a pedra delicadamente com um pano fino. Já aquela turquesa que pegou uns ares meio verdes, retornará ao seu azul original depois de um banho de 30 minutos em amoníaco.

Marfim:
Passe um pano macio embebido em água oxigenada 20 volumes.

Pérolas:
Em um recipiente com talco coloque o fio de pérola. Esfregue muito suavemente. Ao terminar, bata delicadamente o fio em um pano bem macio até retirar todo o talco. Nunca lave as pérolas em água, pois isto provocará o apodrecimento do fio.

ATENÇÃO:
Nunca deixe as pérolas entrarem em contato com suor, maquiagem, poeiras, perfumes, laquês, cremes e remédios. Limpe-as com um pano bem macio após ao seu uso e guarde-as em local separado das outras jóias, pois elas tem um grau de dureza menor que os metais e pode acabar se riscando ou até mesmo se deformando com o atrito. O local ideal para deixá-las é uma caixa forrada de tecido ou couro. Caso não você não tenha uma caixa adequada, embrulhe-as em papel de seda ou celofane antes de guardá-las em seu porta- jóias. Use-as pelo menos uma vez por mês para arejá-las. Mande refazer a amarração do fio em no máximo a cada três anos. Com o passar do tempo, ele vai cedendo e corre o risco de rompimento.

Bom saber! BarbaRove.

fonte: msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário