Colaboradores

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Estômago, o filme


Nunca dei tanta risada com um filme brasileiro.

Roteiro de Lusa Silvestre, colunista da revista Marie Claire (e muito mais), e dirigido por Marcos Jorge, excelente cozinheiro (e muito mais), o longa reproduz a vida de Raimundo Nonato (João Miguel), um roceiro que vai parar na cidade grande em busca de uma nova vida, contando sua própria história. Lá, conseguiu um emprego num boteco xinfrim em que fazia de tudo! Trabalhava em troca de comida e estadia e, nesse troca-troca de afazeres, descobriu o prazer de cozinhar. Suas coxinhas eram as mais deliciosas da região.

Raimundo se apaixona logo por uma prostituta e, claro, sua vida começa a se complicar. Mesmo assim, revela-se um autêntico apaixonado e continua em busca do melhor para si e para sua noiva, passando, então, a trabalhar num restaurante bacana onde aprende facetas da culinária italiana.

De repente, o filme nos remete à cadeia. E lá está ele, Raimundo Nonato. Mas como foi parar ali??? Coitadinho, roceiro, não faz mal à ninguém. Mas isso o espectador só saberá no final que, por sinal, é surpreendente. Entende-se, assim, que o filme é dividido em duas etapas. A primeira consiste em Raimundo chegando na cidade tentando uma nova vida e, a segunda, é na prisão. Prisão engraçadíssima essa. Os atores não poderiam ter sido outros. O titã Paulo Miklos faz a gente dar muita risada. E o temível negão grandão Babu Santana? O melhor! Com ele ninguém pode!

Na cadeia, o cozinheiro tenta dar um tchan na gastronomia carcerária, mas só leva paulada. Morri de rir!

O filme é voltado para mostragem da 'baixa-gastronomia', reavivendo a culinária dos botecos, dos pratos populares, bem diferente do que é mostrato em filmes que tem a comida como tema. São 112 minutos de gargalhadas inteligentes resultantes de três temas universais: poder, sexo e culinária!

E que final! Amo isso!

Vale a pena assistir. Beijos, BarbaRove.

imagens da web

Um comentário:

  1. nossa.vou pegar nese finde com certeza.. Amoooo um filem diferente!!!! vou aquele site que coloquei no meu blog? lista dos melhores filmes DO MUNDO d mais!

    ResponderExcluir