Colaboradores

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Lua que encanta!



- Foi em 20 de julho de 1969 que o mundo assistiu ao pouso do módulo lunar da Apollo 11, batizado de Eagle, no solo de nosso satélite. Duas horas após o pouso, Neil Armstrong saiu da nave e entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua, seguido por seu companheiro Edwin Aldrin.

- A superfície lunar é basicamente constituída de rocha e recoberta por poeira fina. Os continentes são as regiões claras e brilhantes, que podem ser vistas a olho nu da Terra. Segundo o professor Enos Picazzio, da USP, eles são compostos essencialmente de rochas ricas em silicatos e são bastante acidentados, com depressões, enrugamentos e crateras de impacto.

- A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manhã e se põe às seis da tarde, aproximadamente. Ou seja, ela transita pelo céu durante o dia. A Lua é nova quando o hemisfério voltado para a Terra não recebe nenhuma luz (0%) do Sol. Dizemos também que nesse dia a Lua está em conjunção com o Sol.

- Cerca de sete dias e meio depois da Lua Nova, a Lua deslocou-se 90° em relação ao Sol e está na quadratura ou primeiro quarto. É o quarto - crescente. Vista do hemisfério Sul, a aparência da Lua Crescente lembra a letra “C”, de crescente. Mas no hemisfério Norte, ao contrário, a Lua Crescente se parece um “D”. ALua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite.

- É Lua Cheia. Os raios solares incidem verticalmente sobre o nosso único satélite natural, iluminando 100% do hemisfério voltado para a Terra num certo momento (o horário da Lua Cheia). Essa é a pior ocasião para observar a Lua com telescópio. O satélite assume a forma de um disco prateado, refletindo para a Terra cerca de 7% da luz que recebe do Sol. A Lua Cheia é visível durante toda a noite, nascendo por volta das dezoito horas e se pondo às seis da manhã. Somente numa noite de Lua Cheia pode acontecer um eclipse lunar.

- Uma nova quadratura surge quando a diferença angular é de 270°. Neste dia, o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para o Leste, também 50% iluminado num certo instante. A Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia, aproximadamente. O quarto - minguante é também conhecido como quarto - decrescente e, visto do hemisfério Sul, a Lua realmente lembra uma letra “D” (de decrescente!).

- Como a Lua influencia na maré? Com a sua força gravitacional, a Lua “puxa” os oceanos em sua direção. Essa força tem a ver com a massa dos corpos e a distância entre eles. Quanto maior e mais perto, maior a força. O Sol também afeta as marés, mas menos, já que está mais longe da Terra do que a Lua. As marés mais altas ocorrem quando Sol e Lua estão do mesmo lado da Terra, somando as suas forças.

- O que é um eclipse lunar? É um fenômeno que ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, e esta última é encoberta total ou parcialmente pela sombra do nosso planeta. Isso ocorre apenas na fase de Lua cheia e quando Lua, Terra e Sol estão quase alinhados, explica o professor Enos Picazzio, do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IGA-USP).

fonte: vocesabia.net; colegioweb.com.br
imagem da web

minha amigona Mariela um dia se encantou tanto com a Lua, expressou tanto sua alegria e leveza no instante em que a avistou no céu, que aquele ato me contagiou.
hj nao resisto em olhar e apreciar, de verdade. beijos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário