Colaboradores

segunda-feira, 25 de abril de 2016

LEMBRE-SE!


1. "Eu pertenço à natureza do envelhecimento; não há nenhum modo de escapar do envelhecimento.

2. “Eu pertenço à natureza das doenças; não há nenhum modo de escapar de sofrer alguma doença.

3. “Eu pertenço à natureza da morte; não há nenhum modo de escapar da morte.

4. “Tudo aquilo que me é querido e todos que amo pertencem à natureza da impermanência. Não há nenhum modo de evitar me separar deles algum dia.

5. "Minhas ações são meus únicos verdadeiros pertences. Eu não posso escapar às conseqüências de minhas ações. Minhas ações são o solo sobre o qual eu piso."


São alguns dos ensinamentos do ZEN. 
fonte: O Pico da Montanha é onde estão os meus pés.


Me fez lembrar da clássica história de Sidarta Gautama, Buda. 
Houve uma época, em sua vida, que seu pai não permitia que ele saísse do Palácio onde vivia, pois não queria que seu filho conhecesse a velhice, a doença e a morte. Ele desejava que Sidarta fosse sempre feliz.
(...)

Bom, a verdade é que a felicidade é um estado em que todos nós queremos estar a todo momento custe o que custar, certo? Mas assim não é a vida mundana em que nos encontramos. A felicidade seria então impermanente? Pode até ser. Ou não. Depende do seu ponto de vista. Acredito que mais fácil é aceitar as coisas como devem ser, como são. Não podemos escapar. Sem espantos e sem gastar energia. "Aquilo que a mente aceita, não dói".

Gasshô


Nenhum comentário:

Postar um comentário