Colaboradores

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Patanjali

Dizem que Patanjali foi quem codificou o Yoga. Um sábio!
Tanto é que existe uma obra sua chamada Os Yoga Sutras de Patanjali, em que ele divide conosco um conhecimento genial sobre a profundeza do que é o Yoga, uma verdadeira compilação.
Para mim, se tornou um bom livro de cabeceira, ele não é fácil. Percebi, então, que não posso ter pressa. As palavras, aos poucos, vão me servindo como uma vestimenta a medida que vou praticando. É uma leitura de grandes reflexões.

...

Bom, outro dia no curso, a Professora Cami nos contou sua história. Vou dividir com vcs pq achei linda!

Assim começa:

"Um certo dia, Vishnu estava sentado sobre Adisesa (o veículo de Vishnu, conhecido como Senhor das Serpentes, Ananta, uma cobra beeem graaande).


Vishnu observava Shiva dançando, com brilho nos olhos. 
Através do ritmo dessa dança, Vishnu se viu fascinado e seu corpo começou a vibrar e a querer dançar também. Logo, seu corpo foi ficando pesado e Adisesa começou a ficar desconfortável, quase que com falta de ar.
Quando a dança cessou, o corpo de Vishnu voltou a ficar leve, voltando ao normal.
Senhor Adisesa, então, ficou curioso a respeito dessa transformação e perguntou ao Senhor Vishnu o que havia acontecido.
Vishnu respondeu que foi profundamente tocado por aqueles movimentos, como se tivesse ido láaa nas alturas, num estado pleno de atenção e felicidade.
Pensando a respeito do que havia sido lhe contado, Adisesa expressou vontade de aprender aquela dança, que nada mais é que o Yoga. Para isso, ele teria de vir a Terra como ser humano.
Vishnu disse a ele que logo logo isso iria acontecer, pois muitas graças estavam sendo guardadas para ele, no momento certo.
Maravilhado, Adisesa começou a meditar a respeito da hipótese de vir a Terra, e de quem seria a sua mãe.

Enquanto isso, aqui na Terra, havia Gonika, uma mulher muito sábia, que guardava muitos conhecimentos, mas não havia alguém para transmiti-los. Ela era uma Yogini e tinha o desejo de ter um filho. Devota do Deus Sol, todas as manhãs, ela o saudava.
Com o passar do tempo, ela viu essa possibilidade ir se perdendo e, então, com muita humildade, foi a beira do rio e ofereceu todos os seus conhecimentos ao Deus Sol. 
Enquanto ela fazia sua oferenda, viu uma pequena cobra em suas mãos enquanto tocavam a água. Essa cobrinha era Adisesa, que tomou a forma de um lindo menino.
Gonika o aceitou como filho e deu-lhe o nome de Patañjali".

Pata significa “cair ou caído”, e añjali é uma oferenda. Añjali também significa “mãos unidas em oração”. Patanjali é encarnação de Adisesa sustentador de Vishnu, responsável pelo Yoga Sutras e Tratados de Gramáticas. Um grande dançarino!

Não é lindo!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário