Colaboradores

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Saquê, sacou?

Delícia de bebida, cristalina e fermentada (e não destilada), composta apenas de 4 ingredientes, que são: um arroz criado especialmente para a bebida, o fungo koji, leveduras e água. 80% do saquê é feito de água! Por isso, um saquê de boa qualidade não dá ressaca. Maravilha, hein??? Desprovido de conservantes, o arroz é polido no mínimo 50%, eliminando as impurezas como proteínas e ácidos graxos das camadas externas do grão.

De origem japonesa, aqui no Brasil o saquê acompanha os frutos do mar, especialmente em restaurantes que oferecem o cardápio japonês.

Há dois tipos da bebida e, como tudo que vem de fora é transformado para ficar a carinha do Brasil, a onda agora é harmonizar o tipo de saquê com os pratos japoneses e brasileiros. Mas saiba que no Japão, seguindo a tradição, o saquê deve ser bebido puro.

Tipos:

JUNMMAI: contém o método mais tradicional de produção, com água, arroz, koji e leveduras em sua composição. É um saquê de paladar mais neutro e seco. Exige maior quantidade de arroz e um tempo maior de fermentação, o que encarece a produção.

HONJOZO: depois de fermentado, recebe álcool etílico puro com a intenção de liberar o aroma do arroz que não aparece no método tradicional. Importante deixar claro que o termo HONJOZO não aparece no rótulo. Assim, se não tiver escrito JUNMMAI presume-se que é HONJOZO. É mais aromático e doce.

O saquê é variado conforme a cotegoria em que se encontra, são elas:

DAIGUINJO: indica que o arroz usado para o saquê foi polido pelo menos 50% antes da fermentação, isto é, metade do grão foi dispensado. Sua produção é mais cuidadosa, requerendo fermentação mais demorada em baixas temperaturas e filtragem manual.

GUINJO: indica que o arroz usado para o saquê foi polido pelo menos 60% antes da fermentação, sendo 40% dele dispensado. Possui fermentação menos demorada e não requer filtragem manual.

No Japão, o termo saquê é mais abrangente e pode significar qualquer bebida alcoólica, distinguindo-se frequentemente a bebida japonesa como nihonshu (literalmente saquê do Japão).

O utensílio ideal para degustar a bebida pura é a caixinha de saquê ou cumbuquinhas de bordas largas, que realça seu gosto único. Pode ser consumida com pitadas de sal para suavizar o sabor.

Aqui no país há duas produtoras, Tozan e Sakura, que produzem ótimos saquês, sendo ideais para coquetéis. Então, vamos a eles!

As frutas tropicais super combinam com o saquê. Por ser mais suave que a vodka, a bebida vem se tornando a número 1 das meninas. A caipisaquê pode ser de: morango, kiwi, limão, lima-da-pérsia, maracujá, lichia, enfim, da sua fruta preferida! O drink possui, em média, 155 calorias.

Receitinha esperta: sabor morango para 2 pessoas. Ingredientes:

8 morangos de tamanhos médio e lavados 6 colheres de sopa de suco de limão 2 doses de saquê (bebida japonesa) 4 colheres de sopa de açúcar Gelo a gosto

Preparo:

Corte o morango em cubinhos Em uma coqueleira, coloque o açúcar, o saquê, o suco de limão e o gelo. Feche a coqueteleira e bata bem. Coloque os morangos cortados em cubos nos copos e a caipirinha em seguida.

Agora é só saborear! Mas não abusem! Lembrando que: SE BEBER, NÃO DIRIJA.

Kampai!

Beijos. BarbaRove

fonte: dicasdebebida.com.br; revista Playboy n 407; tudogostoso.com.br
imagens da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário