Colaboradores

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Panqueca de Quinoa

Rapidinha sobre a quinoa:

Cereal sagrado dos incas, a quinoa hoje é produzida em forma de grãos, farinha e flocos.

Produto importado da Bolívia, é considerado um alimento completo pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionado pela Nasa para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais, tendo em vista seu extraordinário valor nutritivo.

É riquíssima em proteínas. A contribuição de proteína para o conteúdo de energia total oferecida é de 23%; 20% é de gordura e os restantes são de carboidratos. Ideal para quem pratica exercícios físicos. E é verdade! Considero este alimento um aliado da musculação. Segundo especialistas, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos. Seu consumo é importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias. É livre de gordura saturada que tem nas carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Possui ômega 3, gordura que limpa as artérias.

Realmente, é o cereal do século XXI. Colabora com a nutrição de crianças, gestantes, atletas, para quem quer fazer dieta, mulheres na menopausa, enfim, para todo mundo!!! Só um detalhe chato: seu preço é salgadinho. Mas pense naquela caipivodka que você toma de vez em quando... que custa entre 11 a 15 reais. Viver saudável, isso que é importante!

Quinoa ou quinua? Tanto faz. Quinoa é o alimento em si, já quinua - Quinua Real - é a marca do fabricante em potencial do produto.

Segui uma receitinha espetacular! Olha que delícia: Panqueca de quinoa com espinafre, frango e queijo


Ingredientes para massa:

2 ovos
3 col. (chá) de manteiga light
1 copo (200 ml) de leite desnatado
1/2 col. (café) de sal
3 col. (sopa) de farinha de trigo integral
1 col. (sopa) de farinha de trigo branca
7 col. (sopa) de quinoa em flocos

Ingredientes para o recheio:

1/2 cebola ralada
1 maço de espinafre limpo e picado
200 g de peito de frango desfiado temperado
1 col. (sobremesa) de azeite de oliva
350 g de queijo-de-minas fresco picado
Sal a gosto

Preparo:

No liquidificador, junte os ovos, a manteiga, o leite, o sal, as farinhas e a quinoa. Bata por dois minutos. Unte uma frigideira pequena antiaderente com um fio de óleo e aqueça. Coloque uma concha da massa e espalhe bem. Doure dos dois lados. Repita a operação até acabar a massa. Reserve.

Para o recheio, refogue a cebola e o espinafre no azeite. Acrescente o queijo e refogue por mais dois minutos. Escorra a água que soltar do espinafre. Bata no liquidificador (ou processador) por dois minutos e tempere com o sal. Misture o franguinho desfiado. Recheie as panquecas e sirva com uma salada.

Polvilhar com queijinho parmesão e orégano fica tudo de bom! Leve ao forno aquecido por menos de cinco minutinhos e é só deliciar! HuuMMMmmm...

Dicas pra você comer essa delícia:

Em grãos: para consumi-la dessa forma, você deve preparar a quinoa como se prepara o arroz. Para cada xícara do produto, duas xícaras de água. Ferva a água e despeje a quinoa. Deixe cozinhar por quinze minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e a deixe cozinhando mais um pouquinho apenas no vapor. Adicione sal a gosto após o cozimento. Pode ser misturada nas saladas, sopas e risotos ou servido com molhos. Cozido, dura até três dias na geladeira.

Em flocos: polvilhe em sopas, no iogurte, na salada de frutas e em vitaminas naturais (nhami, nhami!!!)

Em farinha: pode ser usada como os flocos ou servir como base para pães, biscoitos, macarrão etc.

Experimente!!!
Beijos e queijos, BarbaRove

fonte: boaforma.com.br; quinuareal.com.br; revistasaúde.uol.com
imagens da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário