Colaboradores

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

AVATAR


Que filme, que filme, que filme! Quem não foi, vá! De preferência 3D.

Escrito e dirigido por James Cameron, mesmo diretor do filme Titanic, AVATAR é um espetáculo em termos de comunicação visual capaz de levar o espectador a um mundo fantástico chamado Pandora. Esse mundo é habitado por humanóides, seres azuis enormes parecidos com nós seres humanos. Quero dizer, parecidos por viverem em comunidade (Na'vi), por terem sua própria linguagem e cultura. Mas são selvagens, pois vivem na floresta, possuem rabo e orelinhas em pé, enfim, meio bicho meio homem. No final das contas você acaba se simpatizando com eles. Juro que saí do cinema querendo ser um AVATAR. Eles veneram a natureza.

A estória se passa no futuro, em 2154, quando os humanos alcançam Pandora a fim de explorar um minério que há no solo onde a comunidade vive. Para isso, cientistas americanos criam corpos como o de um humanóide e conectam mentalmente o ser humano a esse corpo, dando vida a ele. Assim, enviam humanos-AVATAR à comunidade Na'vi para descobrir os segredos da terra mágica numa operação mineradora.

O ator Sam Worthington interpreta o ex-fuzileiro naval Jake Sully, que é paraplégico. Ele foi enviado na missão de substituir seu irmão cientista que morreu (e que possuia um AVATAR) em troca de uma cirurgia que curaria sua paralisia. Jake, por não conhecer nada do projeto, tampouco a respeito da cultura dos humanóides, foi utilizado de início apenas para escoltar os demais humanos-AVATAR na operação. Por sua inexperiência, ele foi atacado por seres bizarros que ali vivem se perdendo do resto do grupo e, é aí que a aventura começa. Salvo por Neytiri, interpretada por Zoe Saldana, ele consegue se infiltrar na comunidade, sendo após aceito e considerado herói.

O vão central da ficção é que Jake recebe a missão de tirar a comunidade de onde vive, pois é exatamente embaixo da Casa Árvore que se encontra o tal mineral valioso (20 milhões de dólares o kilo). Até aí eles viviam pacificamente, mas após essa informação, a briga começou entre os humanos e os seres azuis. Briga feia essa! Porém, Jake, apaixonado pela cultura alienígena, que é pura, apoiou o povo Na'vi e junto com ele lutou até o fim. Isso porque Jake percebeu tamanha ganância do homem em destruir o que vê pela frente para conseguir o que quer. É por isso que digo que odeio quando o homem vai para outro planeta, quando vai ao fundo do mar, ou seja, para terras desconhecidas explorar. O homem destrói. Ai gente, é uma viagem! Foi permitida a passagem para esse mundo fantástico através de todos os efeitos especiais utilizados.

Fez certo o diretor do filme quando engavetou o projeto em 1999. Atualmente, com a tecnologia avançada, os atores foram transformados em versões digitais por captura de movimento, câmeras foram criadas especialmente para a produção do filme, ou seja, tecnologia cinematográfica top. Nenhum segundinho das 2h e 40min do filme é desperdiçado. Quando se dizia que o mundo hollywoodiano estava em crise, AVATAR surgiu numa mega produção de 300 milhões de dólares, estimando arrecadação mais que dobrada, bem mais! Fascinante!

Corra para o cinema e confira!!!!
BarbaRove

fonte: wikipedia
imagens da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário