Colaboradores

sexta-feira, 12 de março de 2010

Sai pra lá, coisa ruim!


Ela é um dos 7 pecados capitais. Outro nome dado a ela é o famoso "olho gordo". De quem estou falando??? Da INVEJA! Olho que atrapalha, que danifica, enfim, que prejudica. Resolvi falar sobre ela porque confesso ter repulsa por esse sentimento. Há quem diz que um pouquinho de inveja não faz mal a ninguém, que é até bom sentir. Bom? Sim, em partes.

Por um lado, concordo que é um sentimento inerente ao ser humano, que é natural sentir uma pontinha de incômodo com o sucesso alheio, com objetos alheios, mas levando isso para o lado bom, é pensar que você também pode alcançar. PONTO. Sem cobiçar. Dessa forma, tem-se que o problema não é a inveja em si, mas cultivá-la. Digo isso porque há psicólogos que costumam dividí-la em: inveja criativa ou positiva (quando o invejoso a transforma em atitude); inveja autodestrutiva (quando o invejoso se sente inferior diante das conquistas do próximo) e inveja perversa ou patológica (quando o invejoso quer destruir ou sabotar a conquista do outro). Maaaas, na verdade, na verdade, na verdade, acho ela tão down, que quando ela passa a ser boa (ou branca como dizem por aí), deixa de ser inveja e torna-se outra coisa. Inveja, pra mim, nunca é boa.

Essa palavrinha traduz o desejo de ter o que o outro tem, pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser, fazendo com que o outro fique sem. Por acreditar que o nosso corpo é movido através de energias, creio que o alvo do invejoso passa a vivenciar certa energia negativa. Mas e aí, o que fazer? Tomar um banho de sal grosso? Andar com um olho grego, um raminho de arruda, uma figa, ...? Tudo isso pode ajudar (e acredito que sim), mas o bloqueio deve mesmo é estar dentro de você. Evitar o encontro com o invejoso também seria maravilhoso, mas não é fungindo que se resolve o problema.

Tenha sempre em mente que a inveja faz muito mais mal ao invejoso do que ao invejado. Ela serve de armadura para as incompetências desses seres tão sofridos. Estudos cansam de mostrar que quem alimenta sentimentos desse tipo (ruins) estão mais propícios a desenvolver doenças emocionais e cancerígenas do que aqueles que cultivam sentimentos alegres e respeitam a famosa regrinha que adoro seguir: "Sou como sou e deixo as pessoas serem como elas são". Tipo, cada um no seu quadrado.

Enfim, se sabiamente você se mostrar amigável, certamente irá desarmar o invejoso. Pessoas desse tipo adooooram alfinetar. O importante é você estar seguro de que você merece o que tem, assim nada vai te atingir. Ok?

Aos invejosos, desejo que essa fraqueza suma. Nao sendo possível, desejo que sejam sábios para que possam identificá-la e domá-la.

Um beijo de BarbaRove.

fonte: uol.com.br; wikipedia; mdemulher.abril.com.br; delas.ig.com.br
imagem da web

2 comentários:

  1. Isso aí amiga! Inveja não tá com nada!
    Beijão,
    Laris

    ResponderExcluir
  2. hahahaha Adorei muito!!!
    Mas cadê a cápsula?? Esqueceu?? rs
    Inveja só faz mal para quem sente, ou para quem dá muita bola para ela...deixa a inveja falando sozinha!
    Beijos...Guiguita

    ResponderExcluir