Colaboradores

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Síndrome dos vinte e poucos anos

A chamam de 'crise do quarto de vida'. Você começa a se dar conta de que seu círculo de amigos é menor do que há alguns anos. Se dá conta de que é cada vez mais difícil vê-los e organizar horários por diferentes questões: trabalho, estudo, namorado, etc. E cada vez desfruta mais dessa cervejinha que serve como desculpa para conversar um pouco. As multidões já não são 'tão divertidas'... e às vezes até incomodam. E você estranha o bem-bom da escola, dos grupos, de socializar com as mesmas pessoas de forma constante. Começa a se dar conta de que enquanto alguns eram verdadeiros amigos, outros não eram tão especiais depois de tudo.

Você começa a perceber que algumas pessoas são egoístas e que, talvez, esses amigos que você acreditava serem próximos não são exatamente as melhores pessoas que conheceu, e que o pessoal com quem perdeu contato são os amigos mais importantes para você. Que te fazem rir com mais vontade e chorar com menos lágrimas.

Alguns partem seu coração e você se pergunta: - "Como essa pessoa que amou tanto pôde lhe fazer tanto mal?". Ou, talvez, a noite, você se lembre e se pergunte por que não pode conhecer alguém o suficiente interessante para querer te conhecer melhor. Parece que todos que você conhece já estão namorando há anos e alguns começam a se casar. Talvez você também, realmente, ame alguém, mas, simplesmente, não tem certeza se está preparada para se comprometer pelo resto da vida.

Os rolés e encontros de uma noite começam a parecer baratos e ficar de pileque e agir como uma idiota começa a parecer, realmente, estúpido. Sair todos os dias do final de semana te deixa esgotada e significa muito dinheiro para seu pequeno salário. Olha para o seu trabalho e, talvez, nao esteja nem perto do que pensava que estaria fazendo. Ou, talvez, esteja procurando algum trabalho e pensa que tem que começar de baixo e isso lhe dá um pouco de medo. Dia a dia, você trata de começar a se entender, sobre o que quer e o que nao quer.

Suas opiniões se tornam mais fortes. Examina o que os outros estão fazendo e se encontra julgando um pouco mais do que o normal, pois você tem seus princípios e passa a adicionar coisas em sua lista do que é aceitável e do que não é.

Às vezes, você se sente genial e invencível, outras... apenas com medo e confusa. De repente, você persiste no passado, mas se dá conta de que o passado se distancia mais e que não há outra opção a não ser continuar avançando.Você se preocupa com o futuro, empréstimos, dinheiro... e como construir uma vida para você. O importante disso tudo é a coragem de confiar. Quando as vitórias acontecerem celebre com muita alegria e, quando os desafios aparecerem, trabalhe forte para superá-los.

Todos nós que temos 'vinte e tantos' gostaríamos de voltar aos 15-18 algumas vezes. Aqui parece ser um lugar instável, um caminho de passagem, uma bagunça na cabeça... Mas todos dizem que é a melhor época de nossas vidas e não temos que deixar de aproveitá-la por causa dos nossos medos. Dizem que esses tempos são o cimento do nosso futuro. Então, substitua sua preocupação por fé, preencha sua sensação de vazio com paz de espírito e transforme seu desespero em confiança.

Parece que foi ontem que tínhamos 16... Então, amanha teremos 30?!?! Assim tão rápido?!?! Outra crise??? Façamos valer o nosso tempo!

.....................................................................................................

Esse texto rola na internet e recebi via e-mail. Sua autoria é desconhecida e por isso fiz algumas adaptações, mas mínimas, pois ter vinte e poucos é basicamente isso aí.

Um beijo de BarbaRove.

fonte: livro A Coragem de Confiar: o medo é seu pior inimigo, de Roberto Shinyashiki/ imagem da web

2 comentários:

  1. Amiga!!! Adorei o Blog!!!
    Super Cult!!!
    Já adicionei nos meus favoritos!!!
    Beijocas,
    Laris

    ResponderExcluir
  2. saudaaaaaaaaaaade laris!!!!! como já disse, vc permanece no coração, minha amiga amada!

    ResponderExcluir