Colaboradores

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Pra que ter razão?

Quando eu penso que estou certo e você está errado, crio o conflito, aumento a distância entre nós e afasto qualquer possibilidade de harmonia.
Quando eu abro mão do meu ponto de vista para escutar o seu, estou abrindo um caminho para o entendimento e também para adquirir um novo conhecimento. Por que não?
Nenhum de nós é um Ser pronto e acabado, estamos todos em processo de desenvolvimento e de aperfeiçoamento. O que me faz achar que o meu conhecimento é maior do que o seu, ou que eu seja superior a você, é o ego. 
Onde há ego há sempre briga, discussões e muito sofrimento. O inimigo mora dentro de nós, o ego é a única força que precisa ser combatida. Daí a dica: “Orai e Vigiai.”
O ego precisa de vigilância permanente. Quando a gente acha que ele já está sob controle, eis que ele renasce, cheio de precárias certezas e a arrogância é a sua forma predileta de expressão.
Mas o ego só toma conta de nós quando nos distraímos e passamos a racionalizar a vida. Quando isso acontece, naturalmente nos distanciamos do coração, onde mora a sabedoria divina e todas as suas formas de expressão: amor, humildade, generosidade, gratidão etc....
O ego é produto da mente lógica, não do coração. Ele é cerebral, nada intuitivo. Pensa que sabe tudo, mas na verdade não sabe de nada, visto que só alcança o perceptível, aquilo que os sentidos conseguem identificar.
Toda vez que você estiver conversando com uma pessoa, considere a possibilidade de aprender com ela – todos têm sempre algo a nos ensinar. Fale menos, ouça mais, isso é generosidade e maturidade espiritual.
O que as duas partes estão expressando são apenas pontos de vista, não a verdade. 
Por Jane Mary
Nossa caiu como uma luva!!! No meu trabalho tem taaanto isso! EGO! VERDADES ABSOLUTAS! ahahahaha. Procuro sempre aprender porque realmente considero que nada sei e o que sei é muito pouco. 
Estou rodeada de pessoas que estudam e enchem o peito para dizer que isso é certo ou aquilo é errado. Ainda não tenho a calmaria de dizer -"olha, o meu ponto de vista é diferente do seu", mas isso acontece por eu não ter segurança. Então, penso que é melhor ficar quieta e deixar o outro se encher de suas razões (preciso amadurecer isso o quanto antes). Mas admiro aquele que tem essa segurança e com muita elegância dobra o outro. E no meu trabalho também tem pessoas assim. Tenho muito que aprender.. enquanto isso só vou observando...


Nenhum comentário:

Postar um comentário